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Title: Uma leitura a partir do feminismo decolonial da obra Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie.
Authors: Ferraz, Talita Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Keywords: Chimamanda Adichie - crítica e interpretação
Ficção nigeriana - história e crítica
Literatura nigeriana - inglês - história e crítica
Mulheres na literatura
Feminismo e literatura
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Rezende, Carolina Anglada de
Cunha, Bruna Araújo
Citation: FERRAZ, Talita Ferreira. Uma leitura a partir do feminismo decolonial da obra Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Abstract: A ficção Hibisco roxo, da autora nigeriana Chimamanda Adichie, retrata os efeitos da colonização britânica na Nigéria. A partir da narradora-personagem, Kambili, o leitor tem acesso às marcas de violência e injustiças que recaem sobre as personagens, sobretudo as femininas. Nesse contexto, o principal objetivo dessa pesquisa foi realizar uma leitura crítica da obra, sob a perspectiva do feminismo decolonial, expressão criada por María Lugones a partir dos fundamentos de colonialidade do poder estabelecidos por Aníbal Quijano (2005) e desenvolvida por outras autoras contemporâneas, como Ochy Curiel (2020), Suzana de Castro (2020), Lélia Gonzalez (2020), Sueli Carneiro (2011), Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021), bell hooks (2020) e Angela Davis (2017). Assim, procura-se compreender como o livro engendra e questiona a memória moldada pela colonialidade, tendo como alicerce as vivências das mulheres retratadas na obra literária. Em seguida, busca-se analisar a formação das principais personagens femininas representadas no romance adichiano, sendo elas Kambili, Beatrice, Amaka e Ifeoma, a partir da proposta do feminismo decolonial.
metadata.dc.description.abstracten: The fiction Purple Hibiscos, by Nigerian author Chimamanda Adichie, portrays the effects of British colonization in Nigeria. From the narrator-character, Kambili, the reader has access to the marks of violence and injustice that fall on the characters, especially the female ones. In this context, the main objective of this research was to carry out a critical reading of the work, from the perspective of decolonial feminism, expression created by María Lugones based on the foundations of the coloniality of power established by Aníbal Quijano (2005) and developed by other contemporary authors, such as Ochy Curiel (2020), Suzana de Castro (2020), Lélia Gonzalez (2020), Sueli Carneiro (2011), Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021), bell hooks (2020) and Angela Davis (2017). Thus, we seek to understand how the book engenders and questions the memory shaped by coloniality, based on the experiences of the women portrayed in the literary work. Next, we seek to analyze the formation of the main female characters represented in the Adichian novel, namely Kambili, Beatrice, Amaka and Ifeoma, based on the proposal of decolonial feminism.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17477
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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