Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10821
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.advisorLopes, Ana Mônica Henriquespt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Vanessa Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-03-26T14:37:10Z-
dc.date.available2019-03-26T14:37:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Vanessa Gonçalves de. Entre objetos e palavras : o Museu de Artes e Ofícios como experiência historiográfica. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10821-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação analisa a relação entre a metodologia da pesquisa histórica e o processo de implantação de uma instituição museológica. A análise da organização de objetos inseridos no contexto de uma exposição museológica permite a reflexão sobre a instituição de um discurso e as potencialidades do que ele representa/reproduz. O propósito desse estudo é pensar a construção de uma narrativa museal à luz da noção da operação historiográfica, proposta por Michel de Certeau, que defende a operação histórica como resultado da associação de um lugar social, de práticas metodológicas e de uma escrita. Certeau entende que ao operar a história por meio de atividades técnicas que relacionam o presente e o passado, o historiador confere e/ou constrói sentido aos acontecimentos criando relações inteligíveis a partir de uma análise contextual. Para pensar as questões que envolvem a implantação de uma exposição museológica como operação historiográfica, investigaremos o processo de instalação do Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, na região central de Belo Horizonte (MG). A exposição é o local no qual o público interage com o museu, constituindo-se assim, no principal veículo de comunicação das instituições museais. Ao pensarmos nas reflexões propostas por Certeau acerca da operação historiográfica e no processo de implantação de uma instituição museológica – em particular, da sua expografia – identificamos traços comuns a esses dois exercícios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectNarrativa - retóricapt_BR
dc.subjectMuseu de Artes & Ofíciospt_BR
dc.titleEntre objetos e palavras : o Museu de Artes e Ofícios como experiência historiográfica.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeLopes, Ana Mônica Henriquespt_BR
dc.contributor.refereeBuarque, Virgínia Albuquerque de Castropt_BR
dc.contributor.refereeBruno, Maria Cristina de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation analyzes the relationship between historical research methodology and the process of implanting a museological institution. The analysis of the organization of objects inserted in the context of a museological exhibition allows the reflection on the institution of a discourse and the potentialities of what it represents / reproduces. The purpose of this study is to consider the construction of a museum narrative in the light of the notion of the historiographical operation, proposed by Michel de Certeau, who defends the historical operation as a result of the association of a social place, methodological practices and a writing. Certeau understands that by operating history through technical activities that relate the present and the past, the historian confers and / or constructs meaning to events by creating intelligible relations from a contextual analysis. In order to think about the issues involved in the implantation of a museum exhibition as a historiographical operation, we will investigate the installation process of the Museum of Arts and Crafts, located in the Station Square, in the central region of Belo Horizonte (MG). The exhibition is the place where the public interacts with the museum, constituting itself, in the main vehicle of communication of the museums institutions. When we think of the reflections proposed by Certeau on the historiographic operation and in the process of implanting a museological institution - in particular, its expography - we identify traits common to these two exercises.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ EntreObjetosPalavras.pdf4,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons