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dc.contributor.advisorLopez, Debora Cristinapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Charles Santos-
dc.date.accessioned2022-05-24T20:58:05Z-
dc.date.available2022-05-24T20:58:05Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Charles Santos. Cartografia da verticalização de vídeos online: perspectivas para uma instagramática audiovisual. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14899-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectComunicação audiovisualpt_BR
dc.titleCartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeLopez, Debora Cristinapt_BR
dc.contributor.refereeQuadros, Cláudia Irene dept_BR
dc.contributor.refereeSouza, Marcelo Freire Pereira dept_BR
dc.description.abstractenThe emergence and enhancement of audiovisual tools on Instagram were capable of boosting and popularizing the vertical video’s productions and consumer. This present research delineates some perspectives about “audiovisual instagrammatics”, through a vertical video’s cartographic process. Some video formats from Instagram’s audiovisual tools, such as IGTV and the other videos called Instagram TV. The theoretical contribution is based in discussions in the audiovisual field, the interaction’s grammas (SCOLARI, 2004), related to the remediation’s concept (BOLTER; GRUSIN, 2000) and platformization (VAN DIJCK, 2013). Therefore, this research considers the language, grammar and/or instagrammatics of the users and digital social media platforms such as Instagram. The methodological process resot to cartography (DELEUZE; GUATTARI, 1995) through audiovisual tools and formats made available by Instagram’s chronological investigation (FRIER, 2021) and the meeting points of the adapted and revamped usability’s relation, through the user’s established relation. The studies suggest the verticalized audiovisual formats’s popularization and boots, through this online video’s production and disponibility possibilities, throught the user's mobile networks. Considering the recording’s facility and possibilities, edit and share these productions at digital social media platforms.pt_BR
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