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Título: Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.
Autor(es): Moreira, Marcella Souza
Orientador(es): Prado, Denise Figueiredo Barros do
Palavras-chave: Reality shows - programas de televisão
Twitter - rede social on-line
De férias com o ex Caribe - programa de televisão
Circulação midiática
Data do documento: 2023
Membros da banca: Prado, Denise Figueiredo Barros do
Borges, Priscila Monteiro
Simões, Paula Guimarães
Referência: MOREIRA, Marcella Souza. Entre a praia e as telas: a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.
Resumo em outra língua: This work aims to discuss the following question: how viewers' interactions on Twitter about De Férias com o Ex Caribe allows us to observe the constitution of an audience for the show based on a collective and communicational experience of contact? This program was shown on MTV Brasil and Paramount+, between January 13th and March 31st, 2022, and mobilized great public participation on digital social networks, especially on Twitter. It is observed in this research that the increased circulation of the reality show on Twitter expanded the reach of the program due to the use of a second screen, which allowed (and encouraged) interactivity in real time, through online comments, hashtags and sharing of content by viewers. That said, it seeks to understand the emergence of the program's audience on Twitter based on synchronous and asynchronous conversations regarding the reality show, using a set of hashtags selected for this observation. In this research, the public is understood as changeable, dynamic and emerging from interactions with the media product, so that it is something more than a mere set of people, recognizing them as communicational subjects who articulate themselves relationally through contact with the media product (praxiological model). The corpus of this work was made up of the most prominent hashtags on Twitter during the broadcast of the program De Férias com o Ex Caribe, namely: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx and #ExNaMTV. The collection covered 20,266 tweets and was carried out via the Netlytic platform. A combined methodology of content analysis and conversation analysis is used in order to track recurring themes and the course of interactions held on the platform. To carry out the analysis, this research observes the articulation of three axes: (1) the program De Férias com o Ex Caribe, with its narrative and discursive questions; (2) MTV, as the producer and manager of the program's digital social networks on Twitter, promoting hashtags and feeding this space with content related to the broadcast; and (3) the program's audience that mobilizes on Twitter, establishing interactions linked to the program. To analyze these three axes in an articulated way, four analytical categories were created: The program and tensions of romantic relationships; Moral conflicts: male chauvinist, the loving and sexual bond and same-sex affection; MTV, the program and the public; The public and interactions. It is clear that the interaction between television and Twitter plays a central role in the viewer's experience, with their interpretations influencing thenarrative and vice versa. In the analysis, it is noted that the program tries to manage these interactions, as evidenced by the tone of the narration, which extends to MTV's actions and interactions on the platform, resulting in a cycle of mutual influence. It is concluded that the public plays an essential role in understanding, disseminating and amplifying De Férias com oEx Caribe content on Twitter, with their actions being crucial to increasing the reach and visibility of the program.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18009
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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