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Título: Um sujeito guenzo : a composição da voz poética a partir da memória da infância, em A escola das facas, de João Cabral de Melo Neto.
Autor(es): Santos, Monick Pereira de Araújo dos
Orientador(es): Amorim, Bernardo Nascimento de
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto - crítica e interpretação
Memória na literatura
Literatura brasileira - história e crítica
Poesia brasileira - história e crítica
A escola das facas
Data do documento: 2023
Membros da banca: Amorim, Bernardo Nascimento de
Rosa, Victor Luiz da
Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira
Referência: SANTOS, Monick Pereira de Araújo dos. Um sujeito guenzo: a composição da voz poética a partir da memória da infância, em A escola das facas, de João Cabral de Melo Neto. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: A partir da relação entre a composição da voz poética e a memória da infância, esta dissertação tem o propósito de relacionar a inserção de subjetividade na obra A escola das facas, de João Cabral de Melo Neto, com a constituição de um sujeito guenzo. Apesar de um imaginário construído acerca da poética antissubjetiva cabralina, já se sabe que a citada obra de 1980 traz traços de novidade junto às suas marcas antilíricas. Por isso, destacamos a emergência de uma subjetividade na figuração de um eu poético pela seleção de sete poemas, nos quais se vê uma considerável atuação da memória da infância. Na recriação das experiências de tal sujeito que rememora ocorre a centralidade da imagem pertencente a um menino. Por meio deste, articulamos a biografia do autor e sua linguagem poética, ou seja, a composição de tal voz lírica enquanto matéria do poema. Concluímos que, quando esse sujeito emerge de maneira mais intensa e a relação entre obra e biografia se torna mais nítida, a linguagem poética de João Cabral passa por uma transformação, uma reformulação subjetiva.
Resumo em outra língua: Starting from the relationship between the composition of the poetic voice and childhood memories, this dissertation aims to establish a connection between the insertion of subjectivity in the book A escola das facas of João Cabral de Melo Neto and the constitution of a guenzo subject. Despite the established notion of Cabral's anti-subjective poetics, it is now known that the mentioned work from 1980 bears traces of novelty alongside its anti-lyrical features. Therefore, we emphasize the emergence of subjectivity in the portrayal of the poetic self through the selection of seven poems that exhibit a significant presence of childhood memories. In the re-creating of the experiences of this subject who reminisces, the image of a boy gains centrality. Through this figure, we establish a link between the author's biography and his poetic language, that is, the composition of this lyrical voice as the material of the poem. In conclusion, we say that, when this subject emerges more intensely and the relationship between the work and the biography becomes clearer, João Cabral's poetic language undergoes a transformation, a subjective reformulation.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17733
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Aparece nas coleções:POSLETRAS - Mestrado (Dissertações)

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